Quais são as causas e os fatos que podem levar à falha no tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento odontológico que tem como objetivo remover a polpa dentária infectada ou inflamada, preservando a estrutura do dente.
No entanto, apesar de ser um procedimento com alta taxa de sucesso, há situações em que ele pode falhar.
Por exemplo, a presença de dores persistentes, mesmo após a finalização do canal.
Isso se dá por situações como a falta de identificação prévia de fratura dentária, o que pode ser causado pela ausência de exames auxiliares no tratamento, como a tomografia computadorizada.
Uma das principais causas de falha no tratamento de canal é a presença de canais radiculares complexos ou curvos, que podem ser de difícil acesso e não serem completamente limpos e preenchidos.
Além disso, a presença de calcificações ou dentes com raízes bifurcadas também podem dificultar o procedimento e levar a falhas.
Outro fator que pode gerar falhas no tratamento de canal inclui a falta de selamento adequado do canal, ou o não preenchimento de todos os condutos existentes nas raízes dos dentes, já que estas possuem uma anatomia complexa.
E como evitar esse tipo de falha?
Considerando que todo tratamento pode ser complexo devido a particularidades de cada caso, o indicado em tais tratamentos seria o uso de exames por imagem.
Por exemplo, a tomografia computadorizada, que auxiliará o cirurgião-dentista na identificação e solução de prováveis intercorrências neste tratamento.