Saiba mais sobre os exames odontológicos prescritos pelo seu dentista

 

 

Você vai iniciar um tratamento odontológico, já definiu o seu odontólogo, agendou a consulta, porém está se perguntando: quais exames o meu dentista pode solicitar?

Vamos listar os exames por imagem mais comuns na rotina clínica de um consultório de Odontologia!

 

RADIOGRAFIA PERIAPICAL:

também chamada de Raio x periapical, é um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região de um dente com o osso ao redor dele. Em pacientes que usam implantes, estes também irão aparecer na radiografia periapical, assim como os tratamentos endodônticos (tratamento de canal) que já tenham sido realizados.

 

RADIOGRAFIA INTERPROXIMAL:

também chamada de Raio x interproximal ou radiografia bitewing, é um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região das coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem.

 

RADIOGRAFIA OCLUSAL:

podem ser tanto da região da maxila quanto da mandíbula. Permitem avaliar os dentes inclusos e impactados (que não apareceram na boca e podem estar presos no osso), dentes supranumerários (dentes a mais que o normal), raízes residuais (restos de dentes depois que perdem a coroa), processos patológicos (cistos e tumores) e ainda auxilia na análise da região anatômica para procedimentos cirúrgicos.

 

RADIOGRAFIA PANORÂMICA:

Também chamada de ortopantomografia, é um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região de arcadas dentárias de uma só vez. Desse modo, tanto a parte superior: maxila, quanto a parte inferior: mandíbula.

Além de permitir a visualização da maxila (arcada superior) e da mandíbula (arcada inferior), a radiografia panorâmica irá mostrar todos os dentes que o paciente possua, bem como parte da articulação temporomandibular (articulação que abre e fecha boca), parte do nariz e dos seios maxilares (espaço preenchido por ar na região das maçãs do rosto, que pode estar relacionado a sinusite).

Doenças relacionadas a perda de osso ao redor dos dentes (doença periodontal), problemas como cistos e tumores, também podem ser observados. Em pacientes que usam implantes, estes também irão aparecer na radiografia panorâmica, assim como os tratamentos endodônticos (tratamento de canal) que já tenham sido realizados.

 

TELERRADIOGRAFIA:

também chamada de radiografia cefalométrica, ou radiografia frontal/lateral do crânio, é um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região da face de uma só vez. Indica-se principalmente para visualizar os ossos da face e crânio para avaliação do crescimento, desenvolvimento, simetria, processos patológicos e traumáticos. Muito utilizada para planejamento e acompanhamento do tratamento ortodôntico (tratamento com aparelhos móveis ou fixos).

 

RADIOGRAFIA DE ATM (RX DE ATM):

é uma radiografia da região da articulação temporomandibular (ATM), que fornece informações sobre as estruturas ósseas e o paciente comumente realiza o exame em oclusão, ou seja, com a mordida fechada e em abertura máxima (com a boca aberta).

 

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:

embora seja um exame com informações e indicação bem específicas de uma região da boca, é uma modalidade de imagem que vem se popularizando. Fornece uma imagem com características tridimensionais, vista em cortes, que permite o dentista estudar alguma área específica.

 

DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA:

também conhecida também como pasta odontológica ou ortodôntica, a documentação serve para detectar, avaliar e diagnosticar condições ou alterações da boca ou orais. Essas alterações podem prejudicam a mastigação, deglutição (ato de engolir os alimentos), escovação, higienização dos dentes. Além disso, podem gerar um desconforto e insatisfação da aparência dos dentes e rosto (face). A documentação ou pasta odontológica ou ortodôntica é um conjunto de exames odontológicos específico. Na maioria das vezes inclui vários tipos de radiografias (raio-X), fotografias, modelo ortodônticos e tomografia computadorizada odontológica (tomografia odontológica, tomografia volumétrica, tomografia computadorizada de feixe cônico ou cone-beam).

 

ESCANEAMENTO INTRAORAL:

é um procedimento recente na Odontologia, que tem a função de escanear ou copiar digitalmente a arcada dentária do paciente, sem a necessidade do processo de moldagem com aquela massinha rosa ou verde. Após o escaneamento, o modelo, que antes o dentista obtinha em gesso (com o molde), agora é tridimensional (3D) e fica disponível no computador. Dessa forma,  pode ser enviado de forma rápida pelo dentista que solicitou. Caso o profissional queira fazer um estudo no modelo físico, em vez de receber o modelo em gesso, o arquivo digital/eletrônico pode ser impresso em uma impressora 3D. Assim, pode-se imprimir tridimensionalmente o mesmo modelo, em materiais resinosos.

 

Caso esteja fazendo tratamento com dentista em Goiânia, Aparecida de Goiânia ou região e necessite de exames odontológicos por imagem, conte com o CIRO – Diagnóstico Odontológico por Imagem. Sempre uma unidade perto de você!

Onde posso fazer radiografias de dente (raio x de dente) e todos os outros exames odontológicos por imagem?

O CIRO dispõe de mais de 10 unidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia, todas elas com tomógrafos odontológicos.

 

Portanto, clique aqui e descubra onde tem uma clínica CIRO perto de você!