Em um cenário cada vez mais tecnológico e digital, a C.I.R.O. Diagnóstico Odontológico por Imagem se consolida como parceira do cirurgião-dentista na realização de exames odontológicos, com tecnologias atuais e acessíveis, sendo referência em radiologia, diagnóstico por imagem e planejamentos digitais.

Incorporando equipamentos e softwares modernos e atualizados, a odontologia digital faz parte da nossa rotina e está a sua disposição e de seu paciente. Os exames digitais ampliaram a qualidade das imagens, facilitando o diagnóstico e o acesso a elas. Os exames digitais podem incluir desde radiografias periapicais, interproximais, panorâmicas a exames como tomografias, documentação ortodôntica digital, escaneamento oral e facial e planejamento digital. Todos estes exames podem ser enviados digitalmente via e-mail, ou impressos, conforme preferência do profissional solicitante.

A documentação ortodôntica digital conquistou seu espaço entre os profissionais e pacientes, garantindo mais conforto ao paciente com a eliminação da moldagem, permitindo que o cirurgião-dentista economize espaço no consultório por meio do arquivamento digital, facilitando a simulação do tratamento e o planejamento e diminuindo a quantidade de lixo gerada pela moldagem e impressão.

As cirurgias e tratamentos endodônticos guiados só foram possíveis graças à odontologia digital. Por meio de uma associação de equipamentos e softwares é possível executar um procedimento com maior previsibilidade, segurança e conforto. Além disso, o guia permite redução no tempo de cirurgia, redução de intercorrências e agrega valor ao seu trabalho.

O planejamento digital otimiza o seu tratamento e atendimento, diminuindo intercorrências, acelerando o tratamento e dando maior previsibilidade.

Com a harmonização facial em alta, existe a possibilidade de realização do escaneamento facial, que pode ser realizado antes e depois das intervenções clínicas, permitindo que você planeje, documente, compare e tenha tudo de forma organizada e acessível.

 

 

E quais são as vantagens dos exames digitais?

Depois de conhecer todas as vantagens que essa alternativa traz, ficará bem claro o porquê de ela ser a preferida dos consultórios e clínicas atualmente!

 

Menor Dose de Radiação

O corpo absorve parte da radiação que é empregada em uma radiografia. Por mais que seja um índice relativamente baixo, quanto menor for essa absorção, melhor. Sendo assim, um dos principais benefícios que a radiografia digital apresenta em relação à analógica, ou convencional, é a emissão de menos radiação, que torna o exame ainda mais seguro para o paciente e, também, para o dentista ou médico solicitante.

 

Processamento da Imagem

Com a radiografia convencional, era necessário empregar uma dose exata de radiação, para que o exame ficasse com a densidade adequada (nem muito claro nem muito escuro), de forma que resulte em uma imagem adequada para ser analisada com eficiência.

A radiografia digital já permite pequenas correções. Ou seja, as imagens são processadas em um computador, com softwares específicos em que é possível fazer ajustes de brilho, contraste, gama e nitidez, de acordo com a necessidade de cada exame de imagem.

Por exemplo, é possível aumentar ou diminuir o contraste da imagem, de modo que seja possível analisar a imagem com mais precisão. Isso também reduz a taxa de exames que precisam ser refeitos.

Além do mais, as imagens geradas pelas radiografias digitais, por si só, já são mais nítidas do que as da radiografia convencional, mesmo que não passem por nenhum tipo de tratamento de imagem.

 

Maior Agilidade

Certos diagnósticos demandam urgência, como é o caso de um paciente que precisa ser atendido imediatamente e cirurgiões-dentistas precisam entender exatamente o que está ocorrendo, qual o diagnóstico correto e definir as possibilidades de tratamento.

Isso também faz com que a radiografia digital seja bem mais eficiente, já que as imagens ficam prontas e podem ser visualizadas em poucos segundos, que podem ser determinantes para o curso do tratamento e, consequentemente, para a saúde dos pacientes.

 

Menor Impacto Ambiental

As etapas de processamento de filmes radiográficos, também conhecidos coloquialmente como chapas, envolvem a utilização de químicos que são poluentes e, logo, afetam o meio ambiente. Além disso, há também a questão de que os exames são quase sempre descartados, ainda mais depois de muito tempo, o que se mostra como um desperdício de material e descarte de resíduos na natureza.

Com a radiografia digital, um arquivo é gerado e pode ser enviado diretamente para os radiologistas, impresso ou compartilhado com quem for necessário, o que é muito mais sustentável.

 

O desenvolvimento de tecnologias em Odontologia e na saúde sempre acontece para a melhoria dos procedimentos, o que fica evidente com as radiografias digitais, que possuem uma série de vantagens sobre as radiografias convencionais sob vários aspectos.