Explorando as aplicações precisas da ultrassonografia nas glândulas salivares: diagnóstico, monitoramento e detecção de patologias

 

A ultrassonografia é um exame de imagem que vem sendo amplamente utilizado na prática clínica para avaliação das glândulas salivares.

Esse método não invasivo permite a visualização dos tecidos moles do corpo humano, incluindo as glândulas salivares, de forma bastante precisa e detalhada. 

Indica-se a ultrassonografia das glândulas em casos de patologias inflamatórias, infecciosas, autoimunes e neoplásicas que as afetam.

 

O exame pode ser realizado em diferentes momentos do tratamento, desde o diagnóstico até o acompanhamento do paciente. 

Além disso, pode-se utilizar a ultrassonografia para avaliar a inflamação das glândulas, bem como identificar cálculos salivares, que podem causar obstrução e consequentemente inflamação das glândulas.

 

Outrossim, o exame também pode ser útil no diagnóstico de doenças autoimunes que afetam as glândulas, como a síndrome de Sjögren. 

No caso de tumores de glândula salivar, a ultrassonografia pode revelar a presença de massas bem definidas, com contornos regulares e com baixo índice de vascularização.

Já nos casos de inflamação, pode ser identificado um aumento no tamanho das glândulas, com perda da distinção entre o córtex e a medula.

Além disso, há a presença de áreas hipoecóicas que representam a inflamação. 

 

Imagem ultrassonográfica de glândula sublingual

Imagem ultrassonográfica de glândula sublingual