Conheça as vantagens da utilização da ultrassonografia nos tratamentos relacionados à ATM
Cirurgião-dentista, sabemos que a avaliação das partes ósseas da ATM são comuns e frequentes em tratamentos variados.
Nesse sentido, exames como tomografia e radiografias são frequentemente utilizados para diagnósticos relacionados a essa complexa parte do corpo humano.
Porém, também sabemos que tais exames apresentam determinadas dificuldades quando trata-se da avaliação de tecidos moles, como os músculos.
É nesse contexto que a ultrassonografia tem se tornado uma opção cada vez mais popular para avaliação da ATM.
A ultrassonografia é uma técnica não invasiva que oferece informações detalhadas sobre as estruturas moles da articulação, como os ligamentos, músculos e discos articulares.
Com ela, é possível identificar estruturas anatômicas e características importantes pertencentes aos tecidos moles. Além disso, também é possível visualizar deslocamentos do disco articular, uma das principais causas de dor e disfunção da ATM.
Outrossim, ainda é possível fazer medições, como o espaço dos componentes de tecido mole, através deste exame, para inferir o aumento do líquido sinovial.
Sendo assim, a ultrassonografia oferece possibilidades de tratamentos e avaliações abrangentes para o cirurgião-dentista que trabalha com essa articulação, permitindo avaliações que nem sempre são possíveis com os demais exames.
A ultrassonografia é uma opção útil e eficaz para o diagnóstico e tratamento de diversas condições relacionadas à ATM.
Portanto, os dentistas devem estar cientes das suas vantagens e limitações para avaliar a ATM e escolher o melhor método de exame para cada paciente.