Conheça mais detalhadamente a transposição dentária

 

A transposição dentária é uma condição em que um ou mais dentes ocupam o lugar de outro dente na arcada dentária.

Ela inicia-se durante o seu desenvolvimento e erupção.

 

 

A transposição dentária ocorre de duas maneiras: a forma completa, em que um dente ocupa totalmente o lugar de outro, substituindo até mesmo a raiz, e a forma incompleta, em que apenas as coroas dos dentes são trocadas de posição.

Estudiosos acreditam que a razão por trás dessa anomalia é de natureza genética, e além disso, é mais comum em indivíduos do sexo feminino.

Além disso, a transposição ocorre com maior frequência durante a fase de dentição mista, quando os dentes decíduos estão sendo substituídos pelos dentes permanentes. 

Tratar essa condição é essencial devido às diferenças que pode causar na saúde bucal, bem como na autoestima e na estética dos pacientes.

O tratamento pode variar de acordo com a localização e extensão da transposição, indo desde o alinhamento dos dentes até a extração em casos necessários.

Exames de imagem, como radiografias e escaneamento, são fundamentais no diagnóstico e planejamento do tratamento. 

 

 

Deve-se salientar que a documentação ortodôntica é de grande importância no diagnóstico e planejamento do tratamento da transposição dentária.

É fundamental a realização de uma avaliação completa do paciente e da sua arcada dentária para determinar a melhor abordagem terapêutica.

Afinal, a utilização das fotos, combinadas com radiografias e escaneamento, traz uma grande precisão ao diagnóstico e tratamento dessa anomalia.