O uso do fluxo digital na radiologia odontológica: benefícios e possibilidades ampliadas 

 

A radiologia continua surpreendendo e se adaptando tecnologicamente a novas possibilidades e tratamentos. Podemos citar uma série de exemplos e exames nessa área. 

Ao focarmos no fluxo digital, destacam-se alguns pontos importantes. O fluxo digital consiste na junção de dois tipos de imagens: STL e DICOM. 

O escaneamento realizado em pacientes gera o arquivo de imagem STL, enquanto o arquivo DICOM contém as imagens disponibilizadas pela tomografia computadorizada. 

 

Arquivo DICOM advindo da tomografia computadorizada

Arquivo DICOM advindo da tomografia computadorizada

 

Arquivo STL advindo de escaneamento intraoral

Arquivo STL advindo de escaneamento intraoral

 

Os profissionais podem avaliar tanto as características ósseas quanto as superfícies do paciente com a junção desses arquivos. 

Sendo assim, isso possibilita diversos planejamentos, como na área de prótese, implantodontia, endodontia, cirurgias e periodontia, entre outras. 

 

Planejamento de coroa protética através de fluxo digital

Planejamento de coroa protética através de fluxo digital

 

Benefícios

A integração do fluxo digital na radiologia odontológica oferece benefícios significativos tanto para os profissionais quanto para os pacientes. 

Esses recursos avançados de planejamento proporcionam um maior controle e previsibilidade nos procedimentos. 

Por exemplo, na área de prótese, é possível realizar um planejamento virtual personalizado, levando em consideração as características únicas de cada paciente.

Nesse sentido, isso resulta em próteses mais precisas e confortáveis, proporcionando uma melhor estética e função mastigatória. 

No campo da implantodontia, o fluxo digital permite a simulação do posicionamento dos implantes de forma virtual, considerando a anatomia óssea e as necessidades específicas do paciente.

Essa abordagem garante uma colocação precisa dos implantes, aumentando a taxa de sucesso e reduzindo o tempo de recuperação pós-cirúrgica. 

 

Planejamento de implante através de fluxo digital

Planejamento de implante através de fluxo digital

 

Além disso, o uso deste proporciona maior comodidade para os pacientes.

Afinal, os escaneamentos intraorais são mais rápidos e confortáveis em comparação às moldagens tradicionais, evitando o desconforto de materiais moldáveis na boca.  

Além disso, a possibilidade de visualizar o planejamento virtual antes do início do tratamento permite uma comunicação mais clara entre o dentista e o paciente, garantindo que as expectativas sejam atendidas.