Vitória Veríssimo Vieira¹, Beatriz Lima Pontes de Assis¹, Debórah Pina Fleury Carrizo¹, Juliano Martins Bueno², Carolina Cintra Gomes³, Mayara Barbosa Viandelli Mundim-Picoli4

  1. Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA – Anápolis – GO – BR
  2. Diretor científico do Centro Integrado de Radiodontologia – C.I.R.O. – Goiânia – GO – BR
  3. Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA – Anápolis – GO – BR.

INTRODUÇÃO
Dentes retidos são aqueles que, uma vez chegada a época normal em que deveriam erupcionar, ficam encerrados parcial ou totalmente no interior do osso, com manutenção ou não da integridade do folículo pericoronário. A etiopatogenia da retenção dentária é, frequentemente, de ordem mecânica, posicionamento atípico do germe dentário, anquiloses ou formações císticas.


OBJETIVO
O objetivo deste estudo é relatar um caso em que a realização de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) foi importante para diagnóstico e escolha da melhor conduta terapêutica em dente retido

 

RELATO DE CASO
Um paciente do gênero feminino, 18 anos, compareceu a clínica radiológica para realização de tomografia computadorizada de feixe cônico com o intuito de avaliar o dente 35, visto que o mesmo não havia erupcionado, suspeitando-se clinicamente de agenesia. O exame por imagem revelou a permanência prolongada do dente 75, e dente 35 retido, em posição discretamente mésio-angulada, com o ápice radicular em contato com a base da mandíbula. Observou-se imagem hipodensa com limites bem definidos envolvendo a coroa do dente 35 e provocando a expansão da cortical óssea vestibular sugestiva de cisto dentígero.  Optou-se ela remoção do dente em questão associada a curetagem da loja cirúrgica.

Fig 1. Sequência de cortes transversais (A) da região do dente 35, evidenciando a presença do mesmo e sua retenção no rebordo alveolar e (B) sequência de cortes axiais evidenciando proximidade do dente 35 com o canal da mandíbula, bem como expansão do folículo pericoronário sugestiva de cisto dentígero.

Fig 2. Sequência de cortes longitudinais evidenciando proximidade do dente 35 com o canal da mandíbula, bem como expansão do folículo pericoronário sugestiva de cisto dentígero.

 

Fig 3. Radiografia periapical evidenciando exodontia do dente 35 associado a curetagem da loja cirúrgica e sinais de neoformação óssea na região.

 

 

 

CONCLUSÃO
No presente caso, a TCFC se mostrou uma ferramenta importante para diagnóstico do dente retido e determinação da conduta terapêutica mais aplicável ao caso.

REFERÊNCIAS

1.Eslami E, Barkhordar H, Abramovitch K, Kim J, Masoud MI. Cone-beam computed tomography vs conventional radiography in visualization of maxillary impacted-canine localization: A systematic review of comparative studies. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2017 Feb;151(2):248-258.

2.Gurler G, Delilbasi C, Delilbasi E. Investigation of impacted supernumerary teeth: a cone beam computed tomograph (cbct) study. J Istanb Univ Fac Dent. 2017 Oct 2;51(3):18-24.