Autor(es): Denise Campos Amaral1, Carolina Cintra Gomes2, Juliane Guimarães de Carvalho3.
1Especialista em Odontopediatria; Professora Adjunta da área de Ciclos de Vida do Curso de Odontologia do Centro Universitário UniEVANGÉLICA.
2Doutora em Radiologia Odontológica; Professora Titular da área de Diagnóstico e Cirurgia Oral do Curso de Odontologia do Centro Universitário UniEVANGÉLICA.
3Doutora em Biologia Oral; Professora Titular da área de Dentística do Curso de Odontologia do Centro Universitário UniEVANGÉLICA.
Objetivo: Este trabalho visa relatar um caso de exodontia de mesiodens em criança, diagnosticado precocemente, após a espera de momento oportuno para intervir de forma conservadora. Relato de caso: Paciente com 5 anos de idade e queixa principal de desconforto na região de incisivos superiores decíduos. Os exames clínico e radiográfico revelaram abaulamento em mucosa vestibular com fístula no dente 61 e anomalia dental diagnosticada como mesiodens na região de pré-maxila. O tratamento proposto foi exodontia imediata do dente 61 e intervalo de espera até erupção do supranumerário. Após um período de nove meses, estando o supranumerário já presente na cavidade bucal, o mesmo foi removido e a proservação foi realizada por 2 anos até a erupção do dente 21. Considerações finais: O diagnóstico precoce e a intervenção em momento oportuno favorecem a realização de intervenções conservadoras e cooperação da criança no procedimento realizado.
Palavras-chave: Dente supranumerário; Diagnóstico; Criança.
ISSN 2317-2835
Texto completo disponível em: Sci Invest Dent 2017; 22(1):30-32.