Roberto Gabriel Carvalhaes Maciel¹, Nemias Junior Padilha Fideles¹, Fernando Fortes Picoli², Juliano Martins Bueno², Carolina Cintra Gomes³, Mayara Barbosa Viandelli Mundim-Picoli³

  1.  Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA – Anápolis – GO – BR.
  2. Departamento Científico do Centro Integrado de Radiodontologia – C.I.R.O. – Goiânia – GO – BR.
  3. Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA – Anápolis – GO – BR.

INTRODUÇÃO
Odontodisplasia regional é uma afecção rara, não-hereditária, que afeta o desenvolvimento do esmalte e dentina na dentição decídua e/ou permanente. A etiologia ainda é desconhecida. Em geral, esta condição é diagnosticada durante exames radiográficos de rotina e muitos casos são diagnosticados erroneamente como dentes malformados ou odontomas.

OBJETIVO
O objetivo deste estudo é relatar um caso de odontodisplasia regional em paciente do sexo feminino, 5 anos, que compareceu a clínica radiológica para realização de radiografia panorâmica solicitada pelo cirurgião-dentista.

 

CASO CLÍNICO

O exame por imagem revelou o desenvolvimento anormal da dentição decídua e permanente na região de incisivos e canino superiores do lado direito, com pouca radiopacidade em esmalte e dentina, enquanto as demais regiões estavam com desenvolvimento dentro dos padrões normais. Optou-se pela realização de uma radiografia periapical da região afetada, que corroborou com os achados de má-formação dos tecidos dentários nos dentes 11, 12, 13, 51 e 52. A responsável pela paciente foi comunicada do achado. A paciente encontra-se em proservação, aguardando esfoliação dos dentes decíduos 51 e 52, e há o planejamento de tratamento reabilitador na mesma pós erupção dos dentes permanentes da região afetada, visto que a condição diagnosticada interfere em fonética, estética e funcionalidade mastigatória da paciente.

Fig 1. Radiografias panorâmica (A) e periapicais (B) evidenciando o desenvolvimento anormal da dentição decídua e permanente na região de incisivos e canino superiores do lado direito, com pouca radiopacidade em esmalte e dentina.

 

CONCLUSÃO

O presente caso reforça a importância da correlação dos achados radiográficos no diagnóstico das anomalias dentárias.

REFERÊNCIAS

1.Al-Tuwirqi A, Lambie D, Seow WK. Regional odontodysplasia: literature review and report of an unusual case located in the mandible. Pediatr Dent. 2014 Jan-Feb;36(1):62-7.

2.Mathew A, Dauravu LM, Reddy SN2, Kumar KR, Venkataramana V. Ghost teeth: Regional odontodysplasia of maxillary first molar associated with eruption disorders in a 10-year-old girl. J Pharm Bioallied Sci. 2015 Aug;7(Suppl 2):S800-3.