Conheça os avanços da radiologia odontológica ao longo dos anos
Os avanços na radiologia resultaram em novas tecnologias, deixando para trás os sistemas analógicos e abraçando os sistemas digitais.
A radiologia é uma área fundamental para a prática odontológica, pois permite que os dentistas visualizem as estruturas internas da boca e dos dentes.
Nesse sentido, isso auxilia no diagnóstico e tratamento de diversos problemas dentários.
Essa tecnologia traz muitas vantagens para os dentistas e seus pacientes, como imagens de alta qualidade, menor exposição à radiação e armazenamento fácil dos dados.
Com a radiologia digital, o processo de obtenção e leitura das imagens é mais rápido e eficiente, o que significa menos tempo de espera para o paciente e mais agilidade no diagnóstico.
No passado, os dentistas utilizavam filmes radiográficos para produzir imagens da boca e dos dentes dos pacientes.
Esses filmes eram sensíveis à radiação e precisavam ser processados em um laboratório escuro (câmara escura) antes que as imagens pudessem ser visualizadas.
Com o avanço tecnológico, conseguimos evoluir e sair de processamentos químicos em que utilizava-se revelador e fixador, para imagens completamente digitais que obtém-se instantaneamente.
Outrossim, também é importante destacar a tomografia computadorizada como um grande avanço obtido ao longo dos anos para a radiologia.
Através desse exame, temos a possibilidade de visualizar as estruturas dos dentes e ossos em três dimensões, oferecendo uma visão mais completa e precisa da anatomia da boca e dos dentes.
Outra grande vantagem da radiologia digital é a possibilidade de armazenamento dos dados dos pacientes em sistemas de computador, facilitando o acesso e a análise dos dados em tempo real.
Além disso, também há um grande destaque para os planejamentos digitais, que hoje tornaram-se um grande aliado dos cirurgiões dentistas nos procedimentos realizados em consultório, como a implantodontia.