A miosite ossificante é uma condição complexa em que o tecido ósseo se desenvolve em locais onde naturalmente não deveria ocorrer, como no interior do tecido muscular.
Sendo assim, nessa situação pode observar-se formação de tecido ósseo anormal dentro dos músculos, o que pode resultar em dor, rigidez muscular e limitação de movimento.
Esses sintomas podem dificultar a realização de procedimentos odontológicos, especialmente aqueles que requerem movimentos da musculatura envolvida na mastigação e fala.
Essa condição acontece comumente quando há traumas no tecido muscular, como pode ocorrer em quedas que podem levar a traumas na musculatura na região de face.
A miosite ossificante pode ser uma condição desafiadora para os dentistas.
É por isso que exames por imagem, como a tomografia computadorizada, são importantes no diagnóstico e tratamento dessa condição.
Algumas das principais intercorrências que podem ser geradas pela condição, são:
- adaptação de próteses dentárias, como dentaduras e pontes fixas
- complicações no tratamento ortodôntico, como dificuldades na movimentação dos dentes
No entanto, com um diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível minimizar seus efeitos sobre a saúde bucal dos pacientes.
Por isso, utilizar a tomografia computadorizada é uma ferramenta ideal na continuidade desse tratamento.
Afinal, com ela é possível identificar características compatíveis com calcificações na musculatura da face por meio de imagens hiperdensas, o que pode ajudar no seguimento do tratamento.