A lipoaspiração de papada é um procedimento estético cada vez mais procurado pelos pacientes.
Entretanto, para garantir a segurança e a efetividade do tratamento, é necessário realizar uma avaliação cuidadosa da região tratada.
Nesse sentido, a ultrassonografia é uma ferramenta útil para auxiliar o cirurgião-dentista nesse processo.
A ultrassonografia é capaz de transmitir imagens qualitativas dos tecidos moles, permitindo a avaliação, especialmente, do tecido subcutâneo na região em que ocorrerá a lipoaspiração.
Além disso, o exame permite a avaliação de fatores como a ecogenicidade, a homogeneidade e a espessura, possibilitando verificar se há realmente a indicação para a realização do procedimento.
A ultrassonografia também permite a avaliação da vascularização, se há variações anatômicas de vascularização em maior calibre, na região subcutânea mais superficial, evitando intercorrências.
Assim, antes de realizar a lipoaspiração de papada, recomenda-se que o cirurgião-dentista solicite a realização da ultrassonografia para avaliar a região a ser tratada.
O exame também pode ser útil no pós-tratamento, permitindo acompanhar a evolução do tratamento e verificar a redução da região subcutânea.
Sendo assim, ao utilizar a ultrassonografia como ferramenta de avaliação para a lipoaspiração de papada, o cirurgião-dentista pode garantir um tratamento mais seguro e efetivo para seus pacientes.